Veja as principais dúvidas sobre a feira

Veja as principais dúvidas sobre o funcionamento da feira virtual

1 -  Como faço para comprar? Click sobre a pergunta e abrirá um passo a passo sobre a pergunta. 2 - Como faço para realizar o pagamen...

digite aqui o que você procura

domingo, 24 de maio de 2020

Como diminuir os riscos de exposição a resíduos de agrotóxicos nos alimentos

Muitos alimentos que consumimos carregam resíduos de agrotóxicos, mas podemos diminuir os riscos de contaminação. 

Cada vez mais os consumidores de alimentos tem em mãos informações sobre aspectos ligados a qualidade dos alimentos que consomem, são pessoas mais conscientes da importância de manter sua saúde e de seus familiares. Sabe-se que para manter o corpo saudável é recomendado o consumo regular de frutas, verduras e legumes, mas geralmente nos preocupamos com a quantidade de resíduos de agrotóxicos utilizados na produção e que ficam no alimento que consumimos. 

A aquisição de alimentos cultivados em sistemas de produção orgânico ou agroecológico é uma excelente opção para o consumidor. Mas se você não possui acesso fácil aos alimentos orgânicos, deixamos aqui algumas dicas para reduzir os riscos, ou ao menos o nível de resíduos de agrotóxico nos alimentos: 
- Recomenda-se adquirir alimentos da "época" (safra), que costumam receber, em média, menor carga de químicos;
- Lavar bem os alimentos, pode remover parte dos resíduos de agrotóxicos de contato;
- A retirada da casca e folhas externas dos alimentos também ajuda a diminuir o risco de contaminação;
- Adquirir alimentos orgânicos e de sistemas de produção agroecológica, ainda é a melhor opção.

Outra dica importante, porém para diminuir os riscos de contaminação por germes e micróbios, é deixar os alimentos em imersão prévia por 20 minutos em água com hipoclorito de sódio (água sanitária). 

Mas mesmo não tendo acesso aos alimentos orgânicos, ainda assim, é recomendado que todos consumam frutas, verduras e legumes, pois estes, são essenciais para nossa saúde.  

Para quem é de Erechim/RS, possui uma ótima  alternativa para aquisição fácil de alimentos, entre eles, de alimentos orgânicos cultivados pela agricultura familiar, trata-se da feira virtual de alimentos da agricultura familiar, você pode escolher os produtos pela internet e receber no conforto de sua casa.

Quem é de outros municípios podem buscar informações junto aos órgãos públicos e de assistência técnica para encontrar opções para aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos. 

Com informações de: ANVISA

2 comentários: