Veja as principais dúvidas sobre a feira

Veja as principais dúvidas sobre o funcionamento da feira virtual

1 -  Como faço para comprar? Click sobre a pergunta e abrirá um passo a passo sobre a pergunta. 2 - Como faço para realizar o pagamen...

digite aqui o que você procura

sábado, 25 de abril de 2020

CECAFES: conheça quem organiza e entrega os produtos da Feira Virtual

A CECAFES é responsável por organizar a logística que entre agricultores e consumidores.



A Cecafes, de Erechim, iniciou suas atividades comerciais em 2013 e atua principalmente na intermediação entre as cooperativas singulares e compradores, atuando em licitações de compras públicas para os mercados institucionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, também atua na organização da logística, transporte e acondicionamento dos produtos da agricultura familiar. Possui uma estrutura física, cedida em comodato pelo poder público. Infraestrutura da sede civil com espaço físico e equipamentos para o setor administrativo, recebimento, armazenagem e conservação, e expedição de alimentos. Também dispõe de veículos automotores necessários para logística e transporte dos alimentos. 

A estrutura física  que a cooperativa dispõe e as relações construídas junto às cooperativas associadas e seus gestores é o resultado de intensos debates e empenho de sujeitos, organizações e instituições de apoio à agricultura familiar. A concretização da central é resultado de discussões e entendimentos que já vêm ocorrendo há mais de 20 anos, e cujas preocupações principais são as concepções acerca da produção, comercialização e operacionalização de mercados institucionais voltados à agricultura familiar. 

Conforme relato do presidente da cooperativa, para realização dos objetivos, foi de fundamental importância o apoio da Prefeitura de Erechim e a presença intensa dos sindicatos da agricultura familiar dos municípios da região, reunidos em torno da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, a Fetraf-Sul. 

Conforme orientação do movimento sindical, que argumentava no sentido da constituição da Cecafes para aumentar a esfera de ação das cooperativas singulares e dessa forma oferecer suporte e viabilidade à agricultura familiar, sua reprodução econômica e social, a central tem em parte realizado este objetivo, quer através dos mecanismos de intercooperação e permuta de produtos, disponibilizados pela central, quer pela troca de experiências entre as cooperativas filiadas, através da promoção de contatos mútuos e compartilhamento de informações, serviços e produtos. Entretanto, ainda há muito a ser construído, tendo em vista sempre ser um dos objetivos da central a organização produtiva e social dos agricultores familiares e das cooperativas para a inserção em mercados na região para alcançar centros consumidores cada vez mais abrangentes.

Neste ano de 2020, em conjunto com o Instituto Federal de educação, ciências e tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Erechim, e com apoio da Unidade de cooperativismo da EMATER/RS - ASCAR, inciou-se um novo desafio, abrir um novo canal de comercialização, desta vez, oferecendo à comunidade de Erechim/RS uma feira virtual de alimento da agricultura familiar.

O objetivo do novo projeto é o de gerar renda para agricultura familiar, fortalecer o cooperativismo e proporcionar aos consumidores de Erechim, acesso de forma simples e fácil aos alimentos. Quer saber mais sobre a feira virtual? acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário