Veja as principais dúvidas sobre a feira

Veja as principais dúvidas sobre o funcionamento da feira virtual

1 -  Como faço para comprar? Click sobre a pergunta e abrirá um passo a passo sobre a pergunta. 2 - Como faço para realizar o pagamen...

digite aqui o que você procura

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Erechim possui feira de alimentos orgânicos: entenda um pouco mais sobre produção orgânica

Erechim possui uma feira virtual que comercializa alimentos orgânicos, mas o que você sabe sobre orgânicos? 


Através do sistema cooperativo, os agricultores familiares estão comercializando no município de Erechim vários produtos, entre eles, alimentos de produção orgânica, mas é normal termos algumas dúvidas sobre o que é produção orgânica e como ela é realizada. Neste blog serão realizadas algumas postagens contribuindo para o melhor entendimento sobre o tema, começando agora.

São definidos como alimentos orgânicos aqueles cultivados de maneira mais sustentável,  mediante a agricultura biológica. Neste sistema não é utilizado agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, nem técnicas de engenharia alimentar como no caso dos transgênicos.

Resumindo em outras palavras,  os alimentos orgânicos são isentos de produtos químicos, ou seja, de insumos artificiais. Mas você pode estar se perguntando, como os agricultores fazem para controlar pragas e doenças das culturas?


Para proteção das plantas, os agricultores (as) fazem uso de técnicas como:

- Rotação de culturas: na rotação de culturas, ocorre após cada colheita a substituição da espécie que será plantada no próximo plantio, evitando ao máximo a repetição na mesma área de plantas da mesma família de planta, com isso, diminui o surgimento de algumas doenças e pragas;
- Plantio de plantas atrativas: cultiva-se nas proximidades do plantio principal, algumas plantas que atraem as pragas , com isso, fica mais fácil controlar elas;
- Consórcio de culturas: é o plantio de plantas diferentes intercaladas, com o objetivo de interromper a continuidade, criando uma ambiente mais equilibrado;
- Utilização de inseticidas naturais: algumas plantas são utilizadas na produção de caldas inseticidas, que podem ser empregadas nas lavouras de produção orgânica para controlar insetos que causem estragos nas lavouras. 
- A correção dos solos para manter a planta mais equilibrada e menos suscetível ao ataque de pragas e ou doenças;
- Existem também outras técnicas, e ao contrário do que muitos pensam, é preciso muito conhecimento técnico para conseguir produzir alimentos orgânico com qualidade.

Mas qual a importância de escolher alimentos orgânicos para sua alimentação?

Para mantermos nossa saúde, que é o bem maior que temos, é preciso ter entre outras questões, uma alimentação saudável e diversificada. Quando consumimos alimentos orgânicos sabemos que eles são cultivados de maneira mais natural, livre de agrotóxicos e com isso, os alimentos tendem ser mais nutritivos e não apresentam riscos de contaminar os consumidores com agrotóxicos.

Você que reside em Erechim/RS pode adquirir produtos orgânicos através da internet e receber em casa, basta acessar a Feira Virtual, que foi criada para comercializar produtos da agricultura familiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário